SHANTALA para crianças e adultos!

Postado em porTainah Frangulis Pires

SHANTALA para crianças e adultos!

Como fazer a SHANTALA:


A massagem consiste em movimentos “de dentro para fora”, no sentido horário e calmamente, com suaves pressões e alongamentos por todo o corpo da criança ou do adulto.

É importante seguir a sequência: rosto, peito, braço, mãos, barriga, pernas, pés e costas, para proporcionar o relaxamento gradual (principalmente dos bebês e crianças).

Antes de começar...

Crie um ambiente agradável antes da prática, depois tire os acessórios para não machucar e aqueça as mãos (ninguém merece mão gelada, né?). Use óleos vegetais para um melhor relaxamento!

Passo a passo:

  • Rosto: coloque a criança de frente para você e faça (com o polegar) pequenas linhas horizontais no rosto, sempre esticando a pele. Massageie as bochechas e faça movimentos circulares próximo ao canto dos olhos (comece da sobrancelha para fora e circule pela pálpebra);
  • Peito: deslize suas mãos do meio do peito em direção às axilas;
  • Tronco: deslize as mãos da barriga aos ombros. Movimente as mãos de cima para baixo, em direção ao “ventre”, como se fosse “esvaziá-lo”. Depois na barriga, com as mãos abertas fazer movimentos circulares, em sentido horário;
  • Braços: estique o braço da criança e comece próximo ao ombro, vá em direção às mãos em movimentos de “rosca”, envolvendo todo o braço dele com sua mão;
  • Mãos: massageie a palma da mão com seus polegares e alongue os dedinhos suavemente, um por um;
  • Barriga: use a lateral das mãos e deslize-as sobre o abdômen da criança, desde o final das costelas, umbigo, até a parte genital. Faça movimentos circulares na barriga em sentido horário;
  • Pernas: com a mão em forma de “bracelete”, deslize-a desde a coxa até os pés. Faça um movimento giratório “vai-e-vem” da virilha ao tornozelo;
  • Pés: deslize seus polegares na planta do pé, fazendo um alongamento suave em cada dedinho;
  • Costas: vire a criança de barriga para baixo, estique a musculatura partindo do centro em direção às laterais. Depois movimente as mãos de cima para baixo, em direção ao bumbum;
  • Mais alongamentos: cruze os braços da criança sobre sua barriguinha, abra os braços, cruze as pernas sobre o abdômen, depois estique as pernas.

Posso fazer quantas vezes eu quiser?

Sim! Repita os movimentos cerca de 5 vezes (ou o quanto você achar suficiente, use sua intuição!) e sinta a diferença na tranquilidade e conexão com a criança. Em adultos, essa prática é extremamente relaxante.

A Shantala tem alguma restrição?

A única restrição é não praticar a massagem em crianças com menos de 1 mês de vida, mas tem algumas contraindicações em casos de febre, diarreia, resfriado, pós amamentação e fome.